Os desafios da Liderança
Competência relacional. É necessário que o líder desenvolva competências para gerir pessoas e não cargos.

O
líder ocupa um papel central no desempenho de qualquer empresa. Em qualquer uma
delas seu desafio será gerar resultados através das pessoas.
Mas
não quaisquer resultados, para gerar valor de fato para a empresa é necessário
que estes resultadas estejam em linha com as estratégias globais da empresa e,
gerem a percepção de valor pessoal por parte de cada integrante da equipe.
O
líder exerce um papel chave no sucesso da gestão de um negócio. Um líder pode
ocupar diferentes níveis de liderança, dos mais operacionais aos mais
estratégicos, em qualquer um deles será possuidor de um diferencial de poder, de
autonomia e responsabilidade em relação a sua equipe, mas, diferente de tempos
passados, esta condição por si mesma não lhe garante engajamento e
comprometimento da equipe. Obediência é diferente de engajamento.
Sincronizar
as estratégias globais da empresa com o comprometimento da equipe é um grande
desafio.
É um
grande desafio porque para um líder alcançar resultados através da equipe
implica em desenvolver competência relacional, conhecer e atuar com as relações
humanas, e as relações humanas são complexas, não seguem uma fórmula matemática
de causa e efeito, somos seres idiossincráticos, singulares na forma de desejar,
sentir, pensar, agir e aprender.
Desenvolver
a competência de liderança requer preparo, autoconhecimento, autocontrole,
conhecimento de suas forças e fraquezas e, principalmente, saber gerenciá-las, por
que, apenas conhece-las não basta.
Dentro
do ambiente corporativo, o desempenho do líder se completa com bons
conhecimentos de ferramentas de gestão, tais como, gerenciamento de metas e
resultados, definição e monitoramento de indicadores, análise e solução de
problemas, planejamento, entre outros, contudo, o cerne do seu desempenho sempre
será as pessoas.
No
que diz respeito a competência relacional, dois elementos são chaves, o
conhecimento de si, e o conhecimento do outro.
Um
bom conhecimento de si permite ao líder visualizar possibilidades de melhorias
e mudanças pessoais que antes poderiam estar ocultas ou mascaradas por crenças
e paradigmas adquiridos ao longo da vida, é possível conhecer de maneira mais
detalhada os traços de sua personalidade e, através da compreensão do seu
temperamento, melhorar o seu autocontrole sobre as suas variações emocionais em
situações diversas.
Conhecer
a si mesmo pode ajudar na melhoria de desempenho do líder em vários aspectos,
mas não é só isso, lhe permite ampliar o seu conhecimento sobre o outro, através
do processo empático se torna capaz de enxergar o outro de forma mais ampla e
humanizada, tudo isso formam bons ingredientes para melhorar o seu
relacionamento, comunicação e busca de engajamento da equipe.
As
demandas para a liderança atual são amplas e complexas, a competitividade de
mercado se eleva de forma intensa e crescente, e as novas gerações de
trabalhadores chegam com uma mentalidade, comportamento, motivação e
perspectiva com relação ao emprego com características bem diferentes das
gerações anteriores.
Lidar
com este contexto e com estas diferenças não é fácil, mas é hora da liderança
tomar consciência de que o seu foco de gestão são as pessoas, e não apenas o
cargo que ela ocupam.
Silvio
Garcia Janeiro/2018
Diretor
– CCT – Centro de Conhecimento e Trabalho.